News Letters Assinar

ERP

Os cinco principais motivos para se investir em Sistema ERP

Os problemas de gestão são a causa da grande maioria dos insucessos das empresas. Hoje é impossível gerenciar negócios sem um sistema de informações integrado adequado. É essencial entender as 5 maiores razões para você investir em Sistema ERP em sua empresa. Certo é que a gerência é questão de sobrevivência. Com a velocidade e complexidade dos mercados a gestão do crescimento dos negócios é dependente da eficácia da decisões baseadas em informações confiáveis e tratadas pelo sistema de informações integrado. Investir em sistemas de gestão é fortalecer seus negócios. As 5 maiores razões que justificam o investimento em Sistema de Gestão Integrada (ERP) em sua empresa são:

1 – Retorno do Investimento - ROI A empresa deve capacitar-se para elaboração do estudo de viabilidade de sistemas e Análise do Retorno do Investimento – ROI de forma a garantir que o investimento seja realizado num cenário de utilização do sistema, nos quais os ganhos financeiros poderão ser aumentados para a empresa. Faz-se necessário que sejam realizados estudos econômicos / financeiros complementando as aná­lises técnicas, a fim de reduzir os riscos associa­dos e mostrar de forma clara, objetiva e quantificada o retorno dos investimentos realizados, assim como a identificação das melhores alternati­vas. Requisito: Capacidade para realização uma análise de viabilidade do Retorno do Investimento – ROI, podendo ser: Interna à empresa; Externa,com auxílio de consultoria especializada no assunto; Utilização de metodologia adequada e de resultados comprovados.

2 – Redução de custos Saber para onde o seu dinheiro está indo é o primeiro passo para reduzir seus custos. Sistemas Integrados de Gestão (ERPs) permitem que você gerencie seus custos em todas as áreas e decidir, de forma antecipada, em relação a vendas, compras, estoques, produção, fluxo de caixa e muito mais. Assim pode ser evitada a aplicação errada de recursos cada vez mais escassos e caros. As decisões podem ser fundamentadas em dados instantâneios ou em históricos de informações diárias, mensais, anuais ou de qualquer outra forma os negócios exigem. Requisito: Sistema abrangente e integrado de forma a eliminar retrabalhos; Sistema próativo com indicadores e avisos de situações que geram custos adicionais aos previamente estabelecidos.

3 – Aumento da produtividade dos processos Nesse mercado cada vez mais competitivo os processos modelados e bem ajustados ao negócio são fundamentais para a produtividade da empresa. Os ERPs incrementam a performance dos processos e consequentemente de seus resultados pela automação de várias funções administrativas e eliminação de erros em tarefas básicas por muitas causas como duplicação de informações e falhas humanas, assim como pela eliminação do famossos “retrabalhos”. Requisito: Pocessos modelados e ajustados ao negócio; Aderência entre processos e sistema de gestão (ERP).

4 – Visão integrada e global dos negócios Informação é chave para o sucesso nas decisões. Com informações adequadas dos níveis operacionais, gerenciais e estratégicas do negócio, de indicadores de desempenho e do controle gerencial, você é capaz de tomar decisões quando e onde necessário, de forma mais precisa, rápida e direcionada para o aumento de resultados. Requisito: Banco de Dados único com coleta de informações em um só local (onde ocorrem os eventos do mundo real que gerem negócios). Software integrado e abrangente a todas os processos e atividades de trabalho da empresa; Uso do sistema em todas as áreas; Uso do sistema em todos os níveis hieráquicos: Estratégico, tático e operacional;

5 – Práticas de gestão com uso da informações Atualmente cada vez mais existe a facilidade do acesso a informações, notadamente pela internet. Entretanto, informações em demasia causam confusão. É preciso práticas a gestão com as informações importantes do seu negócio, assim como as informções relevantes do mercado. Isso significa que além da quantidade a tempestividade das informações é fundamental para o aproveitamento das oportunidades de negócios. Requisito: Uso de ferramentas associadas ao aplicativo (parte do próprio sistema ou integrada a ele) integrado de gestão (ERP): Informações operacionais e gerenciais tempestivas, confiáveis e abrangentes; Painel de controle (cockpit) para verificação e controleemtempo real do andamento dos negócios; BI (Business inteligence) para análises e simulações; Decisções ágeis fundamentadas em informações precisas.