News Letters Assinar

Migração

Servidores

No Windows Server® 2012, o protocolo SMB para armazenamento remoto foi aperfeiçoado para permitir servidores de arquivos mais rápidos e eficientes em aplicativos para servidores, como o Hyper-V e o SQL Server. Como parte do protocolo SMB, dois novos recursos, o SMB Direct e o SMB Multichannel, permitem que os clientes implantem armazenamento em aplicativos para servidores em servidores de alto desempenho, continuamente disponíveis e com ótimo custo-benefício. O SMB Direct dá suporte ao uso de adaptadores de rede que tenham capacidade RDMA (Acesso Remoto Direto à Memória). O SMB Direct (SMB em RDMA) é um novo protocolo de armazenamento no Windows Server 2012 que inclui:

Maior taxa de transferência: otimiza a taxa de transferência total de redes de alta velocidade nas quais os adaptadores de rede coordenam a transferência de grandes quantidades de dados na velocidade da linha.

Baixa latência: fornece respostas extremamente rápidas às solicitações de rede e, como resultado, faz com que o armazenamento de arquivos remoto estivesse diretamente conectado ao armazenamento em bloco.

Baixa utilização da CPU: usa menos ciclos da CPU ao transferir dados pela rede, o que disponibiliza mais energia para aplicativos para servidores.

O SMB Direct é automaticamente configurado pelo Windows Server 2012.

O SMB Multichannel permite que servidores de arquivos usem várias conexões de rede simultaneamente e inclui os seguintes recursos:

Tolerância a falhas. Ao usar várias conexões de rede ao mesmo tempo, o servidor de arquivos continua a funcionar, apesar da perda de uma conexão de rede.

Maior taxa de transferência. O servidor de arquivos pode transmitir simultaneamente mais dados usando várias conexões para adaptadores de rede de alta velocidade ou vários adaptadores de rede.

O SMB Multichannel é automaticamente configurado pelo Windows Server 2012. Requisitos e recomendações Antes de implantar o servidor de arquivos, examine os requisitos e as recomendações descritas a seguir. SMB Direct O SMB Direct requer o seguinte: Pelo menos dois computadores que executem o Windows Server 2012 Um adaptador de rede com capacidade RDMA. Atualmente, esses adaptadores de rede estão disponíveis em três diferentes tipos: iWARP, Infiniband ou RoCE (RDMA over Converged Ethernet). SMB Multichannel O SMB Multichannel requer o seguinte: Pelo menos dois computadores que executem o Windows Server 2012 ou o Windows RT. Pelo menos uma das configurações abaixo: Vários adaptadores de rede Um ou mais adaptadores de rede com suporte a RSS (Receive Side Scaling) Um ou mais adaptadores de rede com suporte a RDMA Veja a seguir alguns exemplos de configurações de rede que podem ser usadas para SMB Multichannel: Adaptador de rede 10 GbE único. Cada computador é configurado com um adaptador de rede 10 GbE, compatível com RSS ou RDMA. Adaptadores de rede 1 GbE duplos configurados em um agrupamento. Cada computador é configurado com dois adaptadores de rede Ethernet de 1 gigabit em um ambiente com balanceamento de carga e failover, também conhecido como agrupamento NIC. Adaptadores de rede 1 GbE duplos. Cada computador é configurado com adaptadores de rede Ethernet de 1 gigabit duplos. Adaptadores de rede 10 GbE duplos. Cada computador é configurado com adaptadores de rede 10 GbE duplos. Esses adaptadores também podem ser compatíveis com RSS e/ou RDMA. Adaptadores de rede Infiniband duplos. Cada computador é configurado com adaptadores de rede Infiniband duplos. Esses adaptadores são geralmente compatíveis com RDMA. Instalar as funções, os serviços de função e os recursos desejados Por padrão, tanto o SMB Multichannel quanto o SMB Direct são habilitados no Windows Server 2012. Não é preciso adicionar funções, serviços de função ou recursos para utilizar a funcionalidade do SMB Multichannel e do SMB Direct. Para obter mais informações sobre como instalar funções, serviços de função e recursos, consulte “Etapa 1: Instalar pré-requisitos para servidores de arquivos expandidos” em Implantar servidor de arquivos de expansão. Instruções passo a passo Siga as etapas abaixo para validar uma configuração que otimiza o SMB Multichannel ou o SMB Direct. Tanto o SMB Multichannel quanto o SMB Direct podem ser usados com diferentes configurações de servidores de arquivos, incluindo clusters de servidores de arquivos autônomos ou clusters de servidores de arquivos expandidos. Neste documento, o foco é a configuração de cluster de servidores de arquivos expandidos.



Atribuições

Projetar e prestar manutenção em redes de computadores; Responsável pela segurança dos recursos da rede (dados e serviços): Criação de políticas de segurança; Prevenção contra invasões físicas e/ou lógicas; Definição e manutenção do controle de acesso aos recursos; Instalar, configurar e atualizar programas de anti-Vírus e anti-SpyWares; Criação e manutenção de rotinas de cópias de segurança (Backup); Instalar e manter os diversos Sistemas Operacionais; Instalar e manter a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP, VPN, etc.): Definir controle de acesso de banda à WEB; Definir políticas de controle de conteúdo; Configurar as contas de correio eletrônico (E-mail); Interligar as possíveis filias por WAN através de VPN´s ou outros recursos; Prover sistemas de mídia digital (VOIP, vídeo-conferência, etc.); Suporte aos usuários da empresa ou organização.



Terceirização

O serviço do Analista de Suporte é, muitas das vezes, realizado por empresas terceirizadas ou prestadoras de serviços devido à redução de custos operacionais e à maior demanda de recursos humanos (não ficando dependente de um único funcionário). Muitas empresas contratam serviços de suporte em que os Analistas de Suporte de níveis iniciais (nível 1) trabalham como residentes, onde são capazes de resolver problemas elementares. Quando se deparam com problemas mais complexos buscam apoio remoto através de um suporte de segundo nível, realizado por Analistas de Suporte nível 2 ou Analistas de Suporte Seniores. Em contrapartida, este tipo de serviço sofre uma carência de especialização em uma determinada rotina da organização ou até mesmo de confiabilidade no prestador já que não há vínculo empregatício e também há uma alta rotatividade. Devemos considerar que muitos recursos da organização são confidenciais e não podem ser confiados à pessoas sem comprovado crédito. Portanto, em uma organização, é extremamente recomendável que haja um Administrador de Redes - que na verdade é um Analista de Suporte Sênior - de extrema confiança, empregado pela organização, bem remunerado, que tenha como função supervisionar toda a equipe de suporte de TI, empregados ou contratados, e gerenciar a organização dos recursos (projetos, cotações, compras, etc.). Desta forma, haverá um ambiente misto onde os recursos da organização estarão seguros e haverá redução de custos na mão de obra menos especializada.